quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Filme "Os sem-floresta" - Temática: Meio ambiente

Os sem-floresta

Sinopse: A primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. Entretanto esta atitude desagrada o cauteloso Verne, que achava melhor permanecer onde estavam inicialmente.

- Promover um debate sobre o filme.

- Inserir o assunto do desmatamento mostrando que a situação apresentada no filme (Migração dos animais para o meio urbano) é apenas uma das inúmeras consequências da destruição da natureza.

Atividades:

1- No início do filme, o urso acordou e deu um prazo para que RJ devolvesse toda a comida que ele tinha roubado. Qual foi esse prazo?

2- O grupo de animais acordou ao terminar uma estação do ano. Que estação era essa?

3- No filme vimos que foi construído um condomínio de luxo no meio do habitat dos animais. Quais são os prejuízos à natureza quando o homem transforma o espaço natural em espaço urbano?

4- No filme, todos sempre chamavam a tartaruga Verner de anfíbio, essa afirmação estava certa? Por quê?

5- Por que os animais resolvem entrar no condomínio?

6- Quando RJ percebeu que estava sendo egoísta e prejudicando os seus amigos o que ele fez?

7- Os seres humanos vêem os outros animais como uma ameaça, e por isso no filme foi contratada uma empresa para exterminar os animais que estavam sem floresta. Em sua opinião quem é que oferece perigo a quem?

8- De qual personagem da história você mais gostou? Por quê?

9- Numere de acordo com a ordem em que os fatos aconteceram na história.

( ) Os animais são capturados pelo exterminador.

( ) Chega a primavera e os animais encontram um grande muro na floresta.

( ) RJ rouba as guloseimas do urso.

( ) RJ salva os animais e ganha uma família.

( ) Os animais entram no condomínio atrás de comida.

Situações Problema:

a) RJ queria juntar 180 guloseimas, mas só conseguiu 97. Quantos produtos ainda faltaram conseguir?

b) Para construírem uma vila de casas, foram derrubadas 79 árvores em uma semana e 57 na outra. Quantas árvores foram derrubadas ao todo para esta construção?

c) Remmy precisava correr 350 quilômetros para chegar ao outro lado da floresta. Quando passou pelo lago, ainda faltavam percorrer 183. Quantos quilômetros ele já havia percorrido?

d) O urso pardo iria hibernar por 120 dias, porém seu descanso foi interrompido quando ainda faltavam duas semanas. Quantos dias o urso hibernou?

7 comentários:

  1. Usei tal atividade com um 6º ano que apresenta muita dificuldade em leitura e escrita! achei fascinante também a parte do uso da matemática para tal filme! Esqueci de me apresentar, sou Rogerio, professor de Geografia na rede estadual de São Paulo. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Por que os animais resolvementrar no condomínio?

    ResponderExcluir
  3. Respostas para essa perguntas sobre o filme os sem florefloredta

    ResponderExcluir